Volkswagen já recomprou metade dos carros do Dieselgate

A Volkswagen afirma que já recomprou metade dos carros envolvidos no caso "Dieselgate". De acordo com a Reuters, dos 475 mil veículos diesel afectados no processo, 238 mil já teriam sido readquiridos pela marca alemã. Os carros estavam armazenados em vários locais dos EUA, como num parque de estacionamento de um estádio abandonado, por exemplo.

Apesar deste enorme volume, apenas 6.200 carros foram actualizados com novo software e alterações que os tornariam novamente legais. A Volkswagen recebeu permissão da justiça para vender os modelos TDi ainda nos concessionários, ainda que com a obrigação de alertar os clientes que teriam de passar por uma futura correcção.

A marca alemã tem agora de corrigir 85% da frota do "Dieselgate" até ao ano de 2019, conforme foi acordado com a justiça. Depois de se declarar culpada das acusações de fraude, obstrução à justiça e falsificação de informação, a fabricante ficará três anos sob vigilância do governo, sendo nomeado um monitor independente para observar as acções da empresa.

A conta para a Volkswagen é bastante avultada. Ao todo, estima-se que os custos de indeminização geral e recompra no país, envolvendo 475 mil veículos, cheguem aos 23 mil milhões de euros. Só a recompra está calculada em 9,3 mil milhões de euros, um valor que a Volkswagen concordou em gastar para reaver os seus carros com defeito.

Em destaque